Spam de referência, ou spam de indicação, é a técnica de fazer repetidas solicitações de sites usando um falso URL de referência, muitas vezes para um site que os remetentes de spam desejam promover.

Por que é chamado de Spam de Referência?

Vale ressaltar que este tipo de spam recebe seu nome pela forma como interage com o Google Analytics. Estes spammers aproveitam o fato de que todos os proprietários de websites gostarem de ver que outros sites estão encaminhando tráfego para sua plataforma.

-Publicidade-

Você tem até mesmo um relatório de referência no Google Analytics para ver de onde está vindo a maior parte do seu tráfego.

Infelizmente, alguns de seus usuários podem querer ver esses relatórios de referência em seus registros de acesso, e você pode acabar clicando em um dos links prejudiciais ao verificar suas referências no Google Analytics.

Não importa quem clica neles, porque tudo isso é uma má notícia.

Quer você goste ou não, o spam é uma grande parte da Internet.

Alguns tipos de spam estão mais interessados em utilizar o espaço de seu servidor para enviar solicitações, enquanto alguns aproveitam os usuários para enviar sobre malwares e vírus nocivos.

Um tipo de spam é chamado de spam de referência e afeta os sites que não estão preparados. Além disso, ele pode entrar em seu sistema Google Analytics, se antecipando a seus rankings e virando os mecanismos de busca contra você.

Ela nunca irá embora completamente. Mas isso não significa que você não possa lutar contra os spams de referência.

Sua melhor aposta é bloquear spam de referência no Google Analytics. Como você faz isso?

Veja como remover o Spam Fantasma no Google Analytics:

  1. Escreva uma lista de hostnames válidos em uma expressão regular.
  2. Separar cada nome de mangueira com um caractere de tubo | e adicionar uma contrabarra antes de todos os períodos e hífens. (Exemplo: li9\. com.br|youtube\. com)
  3. Agora abra sua conta no Google Analytics, vá para “Admin” e selecione a visualização correta.
  4. Vá para “Filtros” e clique em “Adicionar filtro”.
  5. Nomeie seu filtro, escolha “Personalizado” para Tipo de filtro e selecione que você deseja “Incluir” “Nome do anfitrião”.
  6. Digite sua expressão, e use o “Botão Verificar” para verificar seu novo funcionamento do filtro.
  7. Pressione “Salvar” para terminar seu filtro de spam fantasma.

Para torná-lo ainda mais forte, aqui está outra coisa que você poderia fazer para combater o spam fantasma.

Abra o Google Analytics, e vá para Público > Tecnologia > Rede.

Desça para selecionar Hostname como sua Dimensão Primária, e faça com que os resultados sejam mostrados por mês.

-Publicidade-