E-commerce é abreviação de ” comércio eletrônico ” . A transação ou facilitação de negócios na Internet é chamada de comércio eletrônico. Exemplos populares de comércio eletrônico giram em torno de comprar e vender online . Mas o universo do comércio eletrônico também contém outros tipos de atividades. Qualquer forma de transação comercial realizada eletronicamente é o comércio eletrônico. Aqui estão alguns exemplos de comércio eletrônico:

Compras online

Comprar e vender produtos na Internet é um dos exemplos mais populares de comércio eletrônico.

Os vendedores criam vitrines que são equivalentes online de lojas de varejo. Os compradores navegam e compram produtos com cliques do mouse. Embora a Amazon.com não seja pioneira nas compras online, é indiscutivelmente o destino de compras online mais famoso.

Pagamentos eletrônicos

Quando você está comprando produtos online, precisa haver um mecanismo para pagar online também. É aí que os processadores de pagamento e os gateways de pagamento entram na imagem. Os pagamentos eletrônicos reduzem a ineficiência associada à escrita e ao envio de cheques. Isso também exclui muitos dos problemas de segurança decorrentes do pagamento feito em notas de moeda.

Leilões Online

Quando você pensa em leilão online , você acha eBay. Os leilões físicos são anteriores aos leilões online, mas a Internet tornou os leilões acessíveis a um grande número de compradores e vendedores. Os leilões online são um mecanismo eficiente para a descoberta de preços. Muitos compradores acham o mecanismo de compra do leilão muito interessante do que as compras regulares na loja.

Internet banking

Hoje é possível que você execute toda a gama de operações bancárias sem visitar uma filial bancária física. A interação de sites com contas bancárias e, por extensão, cartões de crédito, foi o maior motor de comércio eletrônico.

Bilhete Online

Bilhetes aéreos, ingressos de cinema, bilhetes de trem, bilhetes de teatro, ingressos para eventos esportivos e praticamente qualquer tipo de ingressos podem ser reservados online.

A emissão de bilhetes online exclui a necessidade de fila nos contadores de passagens.

Tipos de comércio eletrônico

E-commerce pode ser classificado com base no tipo de participantes na transação:

  • Business to Business (B2B): as  transações de comércio eletrônico B2B são aquelas em que ambas as transações são negócios, por exemplo, fabricantes, comerciantes, varejistas e similares.
  • Business to Consumer (B2C): quando as empresas vendem eletronicamente para consumidores finais, é chamado de comércio eletrônico B2C.
  • Consumer to Consumer (C2C): algumas das primeiras transações no sistema econômico global envolvem troca – um tipo de transação C2C. Mas as transações C2C foram praticamente inexistentes nos últimos tempos até o advento do comércio eletrônico. Os sites de leilões são um bom exemplo do comércio eletrônico C2C.

Benefícios do comércio eletrônico

Os principais benefícios do comércio eletrônico giram em torno do fato de que elimina as limitações de tempo e distância geográfica. No processo, o comércio eletrônico geralmente simplifica as operações e reduz os custos.

Formas especializadas de comércio eletrônico

Em algumas plataformas, o comércio eletrônico mostrou a promessa de crescimento explosivo. Dois desses exemplos são:

  • Mcommerce: o M-commerce é abreviação de “comércio móvel”. A rápida penetração de dispositivos móveis com acesso à Internet abriu novas vias de comércio eletrônico para revendedores.
  • Fcommerce: F-commerce é abreviação de “Comércio do Facebook”. A imensa popularidade do Facebook proporciona uma audiência cativa para fazer negócios.

Apesar desta discussão, no nível do consumidor, o varejo online tornou-se sinônimo de comércio eletrônico.

E-commerce Comércio Eletrônico

E-commerce, o comércio eletrônico alavancando suas vendas!

Se você precisa de uma loja online PEÇA AGORA!